• nebin.uerj@gmail.com
Metronic FrontEnd

Disciplinas

Análise de Dados Longitudinais

O curso explora estudos epidemiológicos que requerem analises de desenlaces repetidos no tempo, apresenta e discute as análises dessas medidas. O curso vai explorar dados longitudinais utilizando os procedimentos PROC MIXED, PROC GENMOD e PROC GLIMMIX utilizando SAS.

Bibliografia: Fitzmaurice, G. M., Laird, N. M., and Ware, J. H. (2011). Applied Longitudinal Analysis. 2nd Ed. Wiley & Sons.

Previsão: 2019.1

Oficina Avançada de Artigos Científicos em Saúde Coletiva

A disciplina tem como objetivo auxiliar os alunos na elaboração de artigos científicos relacionados aos projetos de tese desenvolvidos durante o curso. Para tal, pretende-se abordar os principais desafios envolvidos na execução de um produto acadêmico com vistas à sua publicação.

A disciplina será desenvolvida a partir de dois pilares. O primeiro será composto por duas aulas teóricas, onde serão apresentados e discutidos os principais problemas e dificuldades enfrentados na execução de um artigo científico na área da saúde coletiva, com ênfase na epidemiologia. Assim, serão discutidos aspectos relativos à escolha do título, resumo, introdução, incluindo justificativa e objetivos, métodos, resultados e discussão. Além disso, serão discutidos os principais programas utilizados para busca e utilização de referências bibliográficas. A segunda parte será composta pela discussão dos artigos científicos que estão sendo elaborados pelos alunos, de forma a auxiliá-los tanto na execução, como na escolha das revistas.

Previsão: 2019.1

Evidências em Nutrição

Estudo das bases teóricas para estabelecer evidências em Nutrição, particularmente das orientações populacionais. Comparação das evidências em nutrição com as bases da medicina baseada em evidências, com ênfase na grande quantidade de práticas existentes na área da saúde sobre as quais não se tem comprovação e em matérias veiculadas em revistas e redes com impacto negativo na saúde e nutrição da população. 

O curso visa atualizar os alunos acerca das evidências atuais em Nutrição, e ao mesmo tempo incitar o raciocínio crítico acerca do tema com discussão de temas atuais. 

Os temas selecionados para a próxima edição são:

  1. Café
  2. Desordens associadas ao Glúten
  3. Intolerância à Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV)
  4. Dieta Low Carb
  5. Jejum intermitente 
  6. Álcool e mortalidade
  7. Bebidas açucaradas
  8. Nutrientes em destaque
  9. Dietas vegetarianas e deficiências nutricionais

Previsão: 2019.2

Epidemiologia Nutricional

Discussão sobre consumo alimentar com ênfase nos vieses mais frequentes em estudos de epidemiologia nutricional.

Bibliografia:

Kac G, Sichieri R. Gigante DP. Epidemiologia Nutricional. Ed. Fiocruz, 2007.

Levy-Costa RB, Sichieri R, Pontes NS, Monteiro CA. Household food availability in Brazil: distribution and trends (1974-2003). Revista de Saúde Pública. 2005;39(4):530-40.

Sichieri R Epidemiologia da Obesidade. Ed. EDUERJ, 1998. 

Willett W. Nutritional Epidemiology. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, New York. 1998.

Previsão: 2019.2

Análise de dados com SAS 

Introdução ao software SAS, contemplando análises estatísticas básicas com dados da área da saúde. 

Previsão: 2019.2

Maiores informações: link